domingo, 11 de setembro de 2011

Mudanças, metas, saúde, negação... Muitos assuntos pra encerrar o fim de semana.

Ola meninas tudo bom? Espero que sim.

Demorei mais voltei, estava um pouco ausente por muitos motivos. Aproveitei esse tempinho OFF pra refletir sobre tudo o que esta acontecendo na minha vida.

No post anterior eu comentei que estava inchada e tals, mas não é apenas a TPM desconfio que a diabettes esteja descompensada como não tinha o aparelho para medir não tenho como afirmar. Mas já comprei um hoje.

Tomei algumas decisões importantes e definitivas.

Passei muito mau com o inchaço nas pernas e tornozelos e há tempos deixei de seguir a risca o meu tratamento para hipertensão e diabettes, realmente estou relaxada com R maiúsculo e passei mau porque não estou dando o devido valor a minha saúde. O mundo da Vivis esta todo bagunçado. Meu corpo deu o recado e eu entendi, ontem ele gritou e fiquei muito desconfortável com todo o desconforto, mau estar e dor que senti.

Esse post será muito grande pois vou abordar vários assuntos.

Já que comecei a falar de saúde vamos lá...

Como já sabemos tem muita gente querendo emagrecer [isso eu já sabia, pois estou nesse barco também] o que me surpreende é ver as atrocidades que muita gente esta disposta a fazer para perder peso, o foco é diminuir o numero da balança, e não importa o que tenha que fazer.

A impressão que tenho é que algumas pessoas se recriminam tanto por comerem em excesso, sentem tanta culpa, que têm a necessidade de se punir quando vão tentar emagrecer. Aí, caem na armadilha das dietas doidas, restritivas, cheias de proibições, privações, sofrimentos.

Elas emagrecem? Simmm, o corpo pode até perder algum peso, mas a pessoa não vê a hora de acabar a dieta pra voltar a comer tudo outra vez. [Efeito sanfona]

Alguém se lembra que disse que não sabia o porque tinha estacionado o meu emagrecimento? Pois então, descobri o motivo, eu desacelerei o meu metabolismo reduzindo a quantidade de calorias diárias que antes eram de 1.200 calorias para 900 calorias e com isso o meu corpo entendeu que eu estava passando fome e resolveu puxar o freio de mão. Uma mulher precisa de pelo menos 2.000 calorias pra ter o corpo trabalhando, se você consumir 1.200 vai emagrecer, mas 900 calorias o corpo entende que você esta passando fome e trava.

Resultado, estacionei e agora que estou na academia estou chegando varada de fome e comendo muito gerando uma compulsão. Esta tudo errado, mas depois desse fim de semana punk e dos sustos tudo vai se normalizar.

Lembra que prometi um post sobre dietas malucas que nunca funcionam?

Então depois de tanto pensar refletir e ler cheguei a conclusão que elas não funcionam porque são verdadeiras propostas indecentes. Elas propõem coisas impossíveis de se levar para o resto da vida.

Chá verde (branco, vermelho, azul, amarelo), shake sei lá de quê, ração, dieta sem carboidrato. Essas coisas emagrecem? Olha, antes de tomar conciência que o segredo é controle, disciplina e bom senso, eu tentei quase todas. Eu emagreci? Perdi uns quilinhos, sim... E todos eles sempre voltaram. E não vinham sozinhos, não. Traziam consigo a culpa, a frustração, o sentimento de que eu nunca conseguiria... E às vezes traziam até mesmo a próxima promessa de dieta milagrosa.

Tem mais. Dieta da sopa, dieta do suco de limão, dieta da lua, dieta do abacaxi, dieta da USP...

Gente, posso ser sincera? Qualquer dieta que te propõe algo que não dá pra virar um hábito está fadada ao fracasso.

Tudo bem que, por exemplo, abacaxi é uma delícia, mas imagine-se pro resto da vida sendo obrigado a comer abacaxi todos os dias sei lá que horas... Impossível. Eu não me imagino sem o meu pão com margarina no café da manhã.

Mais um detalhe básico, quase óbvio, que muitas pessoas ignoram: quem vive no universo do gordinho está sempre alternando abuso e privação.

Eu vivo falando vamos manter o equilíbrio mas cadê o equilíbrio? O que é isso mesmo??? Hum... Quer exemplo?

Domingo à tarde, almoço na casa da sogra lasanha, pudim de sobremesa: abuso. O que você logo pensa em fazer pra "se redimir"? "Amanhã vou ficar só na saladinha"

Privação. Além do sentimento de culpa e maldita palavra JAQUEI.

Quer Mais?

Dieta maluca nº 1574581: a cada duas horas você come uma salada de folhas sem tempero e um ovo cozido. Privação.

Depois de cinco dias de sofrimento interminável vem o sábado: festinha de aniversário do sobrinho da vizinha. E aí??? "Ah, passei a semana inteira fazendo tudo tão certinho, eu mereço me acabar na festinha" - Abuso

Outra coisa que pensei nesse fim de semana foi: Emagrecer uma meta ou um sonho?

Se o meu emagrecimento é uma meta para esse ano de 2011, tenho que ter coragem de pegar um papel e escrever nele VOU EMAGRECER X QUILOS ATÉ DEZEMBRO, SENDO X KG POR SEMANA.

Quantas vezes eu já prometi “nesse ano vou emagrecer “? Quantas vezes emagreci definifivamente?

Não adianta eu ficar em uma reeducação alimentar se eu não aprender a me controlar e entender as razões que me fazem comer tanto e que contribuíram para eu engordar.

Achei uma dica muito interessante anota ai, porque ela é muito mais eficaz que qualquer receita light ou diet:

“planeje seu emagrecimento. Trace as estratégias que vão fazer parte do seu dia a dia enquanto estiver vivenciando o processo de emagrecer muito mais que apenas o corpo, planeje o processo de emagrecer a cabeça, o pensamento. E aí, coloque em prática tudo o que planejou. Anteveja na sua imaginação os possíveis obstáculos que podem aparecer no seu caminho e, sob hipótese alguma, se permita encará-los como "não tem jeito". Lembre-se de uma máxima importantíssima: quem quer arranja um jeito; quem não quer arranja uma desculpa. SEMPRE tem jeito!

Aproveitei e assumi pra mim que sou viciada em comida, mas vivo a me enganar dizendo que não resisto, quando montei o meu blog, decidi assumir que sou OBESA MESMO E QUE ISSO É UMA DOENÇA. E novamente estou aqui assumindo a minha compulsão por comida, e essa compulsão dispara como um alarme quando estou em desequilíbrio.

Eu estava em uma “viagem tão grande” que comecei a atribuir o meu ganho de peso nessas ultimas 11 semanas ao meu novo trabalho, a TPM e ao cacete a quatro cada dia arrumava um motivo para justificar o injustificável, tudo isso é minha responsabilidade... basta eu me programar novamente e seguir um plano de emagrecimento. Enquanto eu ficar nessas desculpas não vou emagrecer definitivamente.

Mudanças...mudar hábitos alimentares é algo que a gente deve fazer pra ter mais saúde, não apenas pra emagrecer. O emagrecimento acaba sendo até uma consequência.

E nessas ultimas semanas eu aos poucos estou voltando aos meus antigos hábitos.

Preciso da minha saúde, para desfilar um corpo maravilhoso que sempre sonhei.

Bom meninas o post foi grande hoje né?

Por hoje é só.

Agora vou dormir são 3 da madrugada.

Fiquem em paz um ótimo domingo.

Beijos da Vivis.

10 comentários:

  1. "Qualquer dieta que te propõe algo que não dá pra virar um hábito está fadada ao fracasso."

    "Mudanças...mudar hábitos alimentares é algo que a gente deve fazer pra ter mais saúde, não apenas pra emagrecer. O emagrecimento acaba sendo até uma consequência."

    Concordo em gênero, número e grau contigo, até pq já tentei todas essas dietas malucas e fracassei amiga...afff...sem reeducação de verdade não dá mesmo...
    Obrigada pelo post, me ajudou muito tb!!
    bjs linda e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. Oiii achei muito inteligente tudo o que vc escreveu ; concordo com absolutamente tudo , tbm preciso parar com as desculpas e começar a agir bjx

    ResponderExcluir
  3. Oi Vivi, ótimo post, vamos imprimir e colocar na geladeira pra gente ver todo dia antes de abri-la para pegar o que a gente quer e resolver escolher pegar o que a gente precisa!!! Bjos

    ResponderExcluir
  4. Uma ótima semana pra ti!! O post foi grande mas repleto de reflexões e alertas para que repensemos nossas atitudes e consigamos alcançar os nossos objetivos.
    Vc arrasa nos posts, amoooooooooo!! rsrs

    bjos,

    ResponderExcluir
  5. Vivi amei seu post. Foi como um tapa, pra acordar e pensar no certo e errado. Antes de um corpo lindo, maravilhoso, vem a nossa saúde, como vc mesmo disse o corpo lindo é consequência de nossas mudanças de hábitos. Hábitos esse que podemos levar para a vida inteira.
    Obrigada VIvi, isso me faz parar e pensar tb.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  6. é acho que temos que ter o equílibrio, a auto aceitação, eu comei a emagrecer quando me aceitei doente, com disturbio alimentar, e comecei a me amar p modificar o que me agoniava,estou ainda no processo lento de emagrecimento, mas vamos chegar ao nosso objetivo..
    otimo post Vivis, a gente chega lá.

    ResponderExcluir
  7. AMiga esse post foi perfeitooooooooo!!!
    Penso igualzinha a você, mas não faço kkkk
    Ameiiii, nossa a verdade dói, e em mim doeu!
    Vou me planejar!!!
    Obrigada por tudoooo!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Guria...vim conhecer teu cantinho...sugestão da Milenia...essa ai de cima...hehehehe.Adorei...adorei o post...muito verdade tudo isso...todo mundo quer a formula mágica pra perder peso...quando é só preciso ter determinação ...ter conciência que se pode comer tudo...só precisa comer pouco, sem exageremos.
    é preciso planejar sim...planejar pra não errar depois.Ameiii teu blog e to te seguindo...bjus

    ResponderExcluir
  9. Oi vi,estou aqui levando rsrsrs olha só o meu peso permanece no mesmo 114,0 kilos...ñ subi e nem desci rsrsr manti kkkkqualquer coisa me chama no msn bjusss

    ResponderExcluir
  10. Ai vivi sabe que desde que ganhei neném minha pressão não volto ao normal, quer dizer achei q tinha voltado parei remédios por conta e esse findi vi que esta alta denovo ai que tristeza viu... to até com medo de fazer esteira...será que pode??? bjus

    ResponderExcluir

Adoro quando você vem me visitar, e acho um eskandalo quando comenta algo... ADORO, volte sempre!