quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

BATEU BAIXO ASTRAL

Olá pessoas do meu mundo tudo em paz?

Há uns dias decidi ficar um pouco longe da internet, para me reequilibrar, mas não consegui. A única coisa que consegui foi me manter longe do MSN.

As minhas leituras continuaram e achei várias matérias que considerei importante. Como vejo em vários blogs muitas dizem que não conseguem entender o motivo pelo qual não consegue emagrecer e já colocam a “culpa” em algum problema endócrino ou hormonal e se submetem a dietas loucas, do tipo ficar sem comer carboidrato, ficar dias a mercê de algum alimento horrível, ou ficar dias tomando sopa, Ou seja se torturando ainda mais.

Porem com a matéria que vi 2% da população de obesos tem problemas glandulares, 8% possuem distúrbios do pâncreas, 30% tem hábitos alimentares errados e cerca de 60% são obesos devido a conflitos emocionais.

Infelizmente estou enquadrada nos 60% devido a conflitos emocionais.

O site é muito interessante, e lá diz que o gordo é uma pessoa aparentemente feliz, sem problemas, que está sempre rindo e brincando! Na realidade, ele está abarrotado de serotonina, uma substância secretada no organismo pela ingestão maciça de alimentos e que é responsável pela sensação de prazer, alegria e bem estar.

E o gordo fica cada vez mais gordo justamente porque acaba trocando muitos prazeres da vida pelo prazer de comer: porque chama muito a atenção, não vai à praia, clube ou caminha pela rua; não consegue namorar porque ninguém deseja um gordo(é assim que ele pensa e que a mídia enfatiza);priva-se de sair também porque seu excesso de peso é um fardo para carregar, não tem roupas agradáveis e na moda para usar ou os lugares não acomodam bem os gordos( as cadeiras são pequenas e frágeis demais para eles, por exemplo).

E cada prazer que é eliminado de sua vida é substituído por comida: a conseqüência é comer cada vez mais uma quantidade maior de alimentos e engordar cada vez mais!!!

Como se pode verificar, existe uma gama enorme de fatores que provocam a obesidade. Quando se come para abafar um conflito, este não é resolvido e outro conflito aparece: o aumento de peso! E a ansiedade leva à uma ingestão maior de alimentos, provocando um aumento de peso cada vez maior!

Também há textos sobre compulsão alimentar e novamente me encontrei ali.

Olha esse trecho:

Segundo o endocrinologista Luiz Oliveira, a compulsão pode ser definida como o desejo exagerado de comer algo. 'Quem sofre desse transtorno não pára de comer até que o alimento acabe'. Em geral, o compulsivo come sem ter fome e não se satisfaz. Tem a impressão de ser um saco sem fundo. e, na maioria das vezes, prefere os doces. Chocolate é o alvo preferido. A explicação é simples: ele estimula a produção de serotonina, substância do cérebro ligada à sensação de prazer e, com isso, alivia a depressão e a ansiedade. Frituras também agradam bastante.

A compulsão pode ser causada por fatores fisiológicos, como regimes repetidos e os muito restritivos. Mas, em grande parte, deve-se a fatores psicológicos.

Por isso, medicamentos só devem ser usados em caso de obesidade mórbida ou para dar um estímulo inicial ao tratamento, que deverá continuar com reeducação alimentar orientada por um nutricionista, um endocrinologista e um psicólogo.

Ou seja tentar ficar emagrecendo sozinha não vai rolar. Muitas vezes há necessidade sim de um tratamento sério.

Essa madrugada tive um ataque compulsivo e enquanto não vi tudo que ali estava chegar ao final não tive paz. Quem sofre com compulsão sabe exatamente como é difícil se controlar.

Nem preciso falar que tive uma noite de cão, não dormi bem. Passei muito mau. A causa de tudo isso? Vários problemas juntos, estou me sentindo completamente exausta, acordei em um mau humor horrível tanto que estou falando o necessário. Sai da minha cama somente as 14:40 da tarde horário que comecei a escrever esse post.

Não vou colocar a culpa na TPM pois não é apenas ela que é a causadora disso tudo. Claro que ela contribui, mas não é 100% responsável.

Estou sem paciência, sem tolerância, sem energia e sem estímulos.

Ainda vou terminar de ler os outros textos para postar aqui algo diferente.

A pesagem dessa semana não tenho a mínima idéia de como esta, e nem quero me pesar pra saber, pelo menos não nesse momento. Assim que eu melhorar eu volto a ativa.

O endereço do site onde li e retirei os trechos é:

http://www.olgatessari.com quem quiser dar uma passadinha lá o site é muito bom.

Um grande beijo a todos.

3 comentários:

  1. amiga, te entendo super, minha tpm ja começou a dar sinais de vida e junto sempre vem a dona compulsão, tb como ate nao ter mais nada pra comer, mas calma, da um tempo pra essa fase, só não se enche d+ com as comidas.
    Bjs e estou sempre por aqui de olho em vc.
    fica bem
    t adoro....
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei me encontrei em varios momentos do texto e estou indo pro site...sabe que é verdade eu até namoro...meu namo q me adora mas eu não estou legal na situação quero e preciso mudar....
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Amiga, melhorou dessa nuvem negra q pairava sobre sua cabeça...
    Fica fria, nada melhor q nos dar um tempo pra retornar com mais animo.
    Força....
    Bjs
    T adoro...

    ResponderExcluir

Adoro quando você vem me visitar, e acho um eskandalo quando comenta algo... ADORO, volte sempre!