segunda-feira, 14 de abril de 2014

Doença ou preconceito?

Olha eu aqui novamente...
Nossa nesse mês estou escrevendo muito. Tenho que voltar a gravar mas estou com uma grande preguiça.
Estava lá no face passeando e vi no grupo do instituto Garrido uma publicação que me chamou a atenção sobre a indignação das pessoas que estão sendo reprovadas em exames médicos por ser obesas, sendo impedidas de assumir seus cargos.

O tamanho da algazarra que o povo faz falando que é preconceito que é isso e que é aquilo é grande.

Gente vamos lá... obesidade o que é? Doença com o CID E66 se é doença a pessoa obesa ela é doente certo? se não fosse doença os médicos não ficariam tão preocupados em deixar a pessoa com o peso ideal.

O que a obesidade causa? diversos problemas, seja profissionais, emocionais e principalmente psicológicos.

Todo mundo fala que é preconceito até porque ninguém trata a obesidade como se deve ser que é como doença.

Tanto que quando se fala em redução de estomago já falam que é estético, nunca em prol da saúde.

Eu vou parar de responder ao tópico pois vou acabar ofendendo alguém que esta com gordofobia, onde a mente é tão focada no preconceito que esquece o que é a realidade.

O que me faz dar muitas risadas é que pra operar estar obeso é doença e pra passar no exame médico pra assumir um cargo de concurso publico é preconceito. (vai Brasil!!)

Já dei umas respostas a La Vivis dizendo que em certas profissões não adianta, o exemplo tem que ser você, pois vai refletir o que você acredita e o que você estudou.

A bonita lá no grupo ainda diz que sou preconceituosa que que só porque sou uma ex-obesa estou colaborando com o preconceito do mundo.. Ah valha me Deus!! Tenho que fazer a fina com um monte de gente cheia de "doeu tia?".

Caramba eu já pesei 120 kg sei exatamente como é complicado, já perdi diversos empregos porque o meu peso era forte indicio de que a curto ou longo prazo causaria afastamentos médicos, e nem por isso vou ficar amenizando ou medindo palavras porque acham que é preconceito.

O foda é que se você é obeso e concorda que realmente a obesidade é doença e pode sim reprovar uma pessoa de um determinado concurso ou para exercer alguma função você é conformado.
Se você é um ex-obeso e concorda você é preconceituoso.  Tomar no c* ninguém quer né?

Eu era doente sim assim como qualquer pessoa que tenha qualquer tipo de obesidade.

Se era doente para operar, eu era doente sim para assumir determinados trabalhos. Meu IMC era de 41 obesidade mórbida ou obesidade grave, você escolhe como chamar.

Tudo bem que cada individuo é cada individuo, porem tem coisas que não adianta que não vou concordar.

Mesmo com a cirurgia esses últimos dias pra mim estão sendo o cão, não consigo me alimentar e esta bem difícil tolerar esses mau estar que venho sentindo, como tontura, enjoo.

Alguns me questionam se a cirurgia foi a melhor opção, porque estou sofrendo muito com a questão da alimentação pois estou com um pouco de anemia ferropriva (causada por deficiência de ferro)  onde esta me deixando fraca, indisposta, estou também com muita dor muscular pois a vitamina B também esta baixa.

Será que ainda tenho que responder??? Acho que as pessoas sofrem de amnésia, pouco mais de um ano eu vivia com mau estar, indisposição e dor muscular porque estava completamente obesa, meus tornozelos inchados que mais pareciam dois pães francês, minha coluna detonada pois o peso estava acabando com ela, pressão nas alturas.

Lógico que ter mau estar com um corpitcho 34 kg mais magro é um lusho e bem mais confortável, pois vale a pena cada mau estar, pois sei que é passageiro.

SIM foi a melhor opção e foi a MINHA escolha. Eu sabia que teria problemas relacionadas a anemia, dores musculares. Mas nada disso se compara ao inferno que passava com o desconforto de calor, a situação constrangedora onde uma toalha de banho tamanho gigante (de quase 2 metros de largura) mau se enrolava no meu corpo, a situação humilhante de não conseguir abaixar para amarrar os sapatos, não poder cruzar as pernas, não conseguir usar um salto alto pois suas pernas doem, ficar com a pressão alta onde remédio pra pressão não estava mais adiantando. Comprar roupas era um suplicio pois não achava em lugar nenhum e quando achava era aquelas que pelo amor de Deus... Minhas crises de asma melhoram mais de 80%.

Quantas vezes eu cansada ficava em pé no ônibus? mesmo que tivesse um lugar vago e já tivesse uma pessoa mais gorda sentada eu ficava em pé pois dois gordos juntos não dá. Quantas vezes sentaram em cima de mim pois estava ocupando quase dois assentos?

Enxergar o problema apenas na questão do "você não consegue se alimentar" é muito fácil. Quero ver enxergar na questão mais ampla como era antes.

Outro ponto que cansei de explicar é que não tenho um botão que eu aperto e pronto para o emagrecimento. É algo que o meu organismo faz, tem momentos que entro no platô onde fico semanas sem emagrecer um grama, e depois volto a emagrecer. Como que faz para parar de emagrecer? Não tenho a minima ideia.

Hoje vejo que a cirurgia é uma grande renúncia, renuncia de uma vida cheia de marcas e vícios, para uma ida sem volta, é necessário muita coragem e disposição, pois a quantidade de obstáculos e dificuldade é grande, muitos desistem no meio do caminho. É preciso pulso firme e CORAGEM.

E olha, ser obeso é uma vidinha medíocre e miserável.

Pra que viver em um limbo de amarguras se posso mudar e viver com muito mais dignidade?  Foi o que fiz, e tudo tem um preço, não adianta querer ser a linda e não pagar o preço. E o preço de fazer a cirurgia é bem alto, mas vale cada momento pois me proporciona uma vida mais digna e com mais saúde.

Quando falo dos meus polivitamínicos que são vários, me perguntam "nossa porque tudo isso? vai ter que tomar a vida toda?  Ah essa cirurgia sei não, não é legal"  eu sinto uma vontade de mandar a pessoa pra puta que pariu, pois a criatura que é o fiscal de Deus, vem me questionar..

Quando eu tinha hipertensão, diabetes e o caralho a quatro eu não tinha que tomar a porra do remédio todos os dias e se eu não fizesse nada pra mudar não teria que tomar o resto da vida? Qual o problema de eu ter que tomar 5 tipos de vitaminas por dia para o resto da minha vida?

Agora eu tomo POLIVITAMÍNICOS  e não medicamentos o único medicamento que eu tomo é o anticoncepcional.

Olha é assunto pra mais de um post.
Vou parar por aqui o sono esta batendo forte.

Um beijo da Nega

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro quando você vem me visitar, e acho um eskandalo quando comenta algo... ADORO, volte sempre!